estrela, errada, errante, contradição, decepção, abandono, amor, amizade, anjo, treze, flores, cores, cheiros, amores, rosa, cor de rosa, pink, maternidade, diversidade, sol, azul, verde, olhos, sorriso, luz, esperança, abraço, medo, poesia, livros, filmes, ler, cinema, pipoca, eus, diferente, Deus, paixão, carinho, filhos, dúvidas, saudade, melancolia, choro, lágrimas, emoção, desejo, palavras, letras, alegria, medo, nostalgia, traumas, bebês, vida, milagres...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sentimento patriótico

Sem nunca ter consultado o dicionário para saber o verdadeiro sentido e a diferença (se é que existe) entre essas duas palavras, tenho a minha própria definição (pessoal, intuitiva, afetiva) para nacionalismo e patriotismo.
 
Nesse sentido, sou contra o "nacionalismo", que para mim significaria exaltação do seu próprio país em detrimento dos outros, tipo se achar superior (me lembra um pouco "nazismo"), tipo "eu sou o bom e o resto do mundo que se dane", ou "eu sou o bom e o resto do mundo é lixo" (como fazem os estadunidenses).
Já patriotismo para mim soa como sinônimo de AMOR à pátria, AMOR ao meu país.
E, eu confesso, eu amo meu país. Mesmo não acreditando em fronteiras e estando convicta de que somos todos membros de uma só grande família chamada Humanidade, amo de maneira particular e especial o meu país, assim como a minha cidade, a minha família.
Nesse sentido, confesso sem vergonha e com orgulho que sou patriota.
Confesso que amo as cores da nossa bandeira e que me emociono profundamente com o nosso Hino Nacional. Que aliás, convenhamos, é o hino mais lindo do mundo. Tudo bem que o que a letra dele diz não seja historicamente verdadeiro, se tomado ao pé da letra,  mas é simbólico,  absolutamente poético. Um dos mais belos poemas e uma das mais belas melodias que conheço, independentemente de ser um hino.
Amo e tenho orgulho da diversidade ("racial", cultural, religiosa, etc etc etc.) do meu país, cujo lema para mim é: "o que o mundo separa, o Brasil junta."
Amar é enxergar e valorizar o melhor e se esforçar pra melhorar o pior. É exaltar as qualidades e dedicar-se com afinco a tentar consertar os defeitos.
É esse patriotismo que o Brasil, essa nossa tão jovem nação, precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário